Observações De Uma Kohai - III
É dificil começar a falar de algo em que nem todas as palavras do mundo conseguiriam "traduzir". Ai Ki Do, estou tendo ainda mais certeza que não é simplesmente uma arte marcial, uma "luta" ou apenas uma filosofia; é a vida. A vida que reflete nos movimentos, nas técnicas, nas quedas e principalmente na harmonia. Nos dias atuais, estamos lidando a todo momento com competição, onde o mais "forte" sempre vence, mas muitas das vezes esquecemos que onde ambas as partes há "força" o resultado é nulo, é como "dar murros em pontas de facas", ambas as partes sofrem as consequencias de seus atos. Procuremos entao, experimentar a capacidade de harmonizar... Não somente é ter flexibilidade (ela é muito importante), mas o auto-controle para conseguirmos controlar o suposto "adversário" - que pode ser, a vida profissional, os relacionamentos pessoais, familiar, ou qualquer outra dificuldade. Se não tivermos controle próprio, é inevitavel não conseguir controlar a situação em que se encontra.
O equilíbrio não é algo fácil de se obter, é necessário muita força de vontade, autoestima e treino. Sim! Treino. Pois quanto mais se treina algo, mais se torna "fácil" ou com menor grau de dificuldade, tornando-se espontâneo. O Aikido é assim, é o treino para que o equilíbrio faça parte da nossa vida, como algo completamente normal. A tranquilidade que aprendemos a exercitar no tatame, é a mesma que necessitamos de ter na vida cotidiana, pois a intranquilidade transmite a insegurança, que esta por sua vez é tormento de grande parte da sociedade que está escassa de tranquilidade.
São vários aspectos que a Arte da Paz, nos demonstram ser necessária não somente nos treinos no dojo, mas também na sociedade.
No entanto, percebi que o Aikido é tão importante para o "eu próprio" quanto para o "eu coletivo", pois pessoas harmônicas, tranquilas e espontâneas são cativantes e o que querem conseguir, simplesmente flui, não necessitando de usar a "força", somente a harmonia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A cada reflexão sinto que está surgindo uma grande AIKIDOCA apesar da pequena estatura. Mas como dizem, "Nos pequenos frascos ...". Se falam de muitos pequenos grandes homens, mas raramente de de pequenas grandes mulheres. Continue devagar e sempre. Sem pressa mas com qualidade.
ResponderExcluir